11 Segredos para ter sucesso como um Administrador de Redes.

Apresento 11 na qual podem ser entendidas qualidades para ter sucesso como um bom Administrador de Redes.

Comprometimento – Responsabilidade – Experiência – Leitura – Certificações – Ética – Traballho em Equipe –  Compreender o seu grau de importância na empresa e estar alinhado com as  necessidades e crescimento e objetivos de sua empresa -Perseverar – Gostar do que faz – Ter Humildade



1- Ter comprometimento

Muito mais do que currículos que comprovem a larga experiência profissional, as empresas têm buscado a contratação de pessoas comprometidas com seu trabalho. No caso de um Administrador de Redes não é diferente ser comprometido com suas ações e projetos é condição obrigatória, se espera de um Administrador de Redes um comprometimento maior na tratativa de problemas do que em outras funções que foram empregadas a você anteriormente .

2- Responsabilidade

Esse é um fator muito importante talvez um dos mais para o sucesso de um administrador de Redes.
Se você não for uma pessoa responsável pode ter certeza que vai patinar na profissão, responsabilidade também significa abdicar de alguns comportamentos que eram normais que agora devem ser esquecidos.
Um Administrador de redes muitas vezes acaba ficando mais tarde na empresa para acabar algum projeto, ou resolvendo algum problema crítico e até de final de semana ou de madrugada.
Você tem que entender que isso acaba sendo uma coisa normal, dependendo do ambiente e da infraestutura de TI que sua empresa possui , o que você pode fazer para diminuir isso é trabalhar duro durante a semana para diminuir essas ocorrências com comprometimento e responsabilidade para melhorar a disponibilidade do mesmo.

3- Experiência
A experiência conta muito principalmente em casos de problemas sejam eles corriqueiros e até críticos,
Fazendo uma analogia é como se fosse uma grande escada em que você sobe um degrau de cada vez.
Caso você seja colocado no topo sem preparo o tombo pode ser grande e fatal, por isso não tenha pressa suba um degrau de cada vez e aguarde a sua vez chegar. É muito importante, executar antes tarefas de 1º ou 2º nível para estar familiarizado com seus desafios e cada vez mais as necessidades dos usuários.

4- Leitura/Atualização/NetWorking
Um bom Administrador de redes tem um bom networking, envolvimento com profissionais de outras áreas , Desenvolvimento , Projetos e etc.
Além de ter networking com outros administradores de redes que trabalham em outras empresas.
Lê sempre, perde um bom tempo do seu dia-a -dia com leitura, esta cada vez mais inserido nas novas tecnologias, estudando para executar algum projeto, colhendo informações, através de foruns, blogs técnicos, é amigo pessoal e intimo do google, traz soluções para sua empresa, isso é importante e se faz processo natural para atualização técnica do profissional.

5- Certificações
Ter certificações é muito importante não só para processo de seleção de empresas sérias, mais também te traz realização pessoal pelo desafio, e te traz respeito no mercado e reconhecimento pela pró atividade em busca do reconhecimento do fabricante por tal ferramenta.

6- Ética
Ter ética sobre as ações realizadas no exercício da sua profissão.

7 – Trabalhar em Equipe
É importante saber ouvir todos os lados, usuários , service desk, consultores, verificar todos os pontos de vista, antes de sugerir soluções , importante saber reconhecer e valorizar o trabalho de um primeiro e segundo nível e trabalhar paralelamente com eles estar acompanhando as ocorrências do ambiente para ter ideia exata do que está se passando em seu ambiente.
O trabalho em equipe tem os melhores resultados.

8 – Compreender o seu grau de importância na empresa e estar alinhado com as necessidades e crescimento e objetivos de sua empresa.
Estar em conformidade e sintonia com esses sempre.

9- Perseverar
Por mais que você tenha recursos, conhecimentos técnicos sempre vão surgir problemas e grandes desafios, portanto é muito importante perseverar e não desistir , esbarrar na primeira ou nas primeiras pedras que podem acontecer ao longo do caminho antes do objetivo levará você a frustração .
Seja sempre pró- ativo.

10- Gostar do que faz
Isso é pré requisito, traz consigo motivação e satisfação profissional dia a dia .

11- Ter Humilde
Por mais bom que você seja sempre terá alguém que saberá mais do que você, tenha humildade não substime pessoas e nem situações.

Abraços

Aldo Alves
MCT | MCITP | MCTS | MCSA | MCDST | MCP |ITIL F

Sobre Aldo Alves

IT PRO há mais de 12 anos, atuando na área de Infraestrutura de T.I . MCT | VCP | MCITP | MCSA SA | MCTS | MCSA | MCDST | MCP | ITIL F | ISO/IEC 27002 |

Publicado em janeiro 7, 2012, em Gestão em TI e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Muito bom o seu artigo! Conheci o blog a pouco tempo, e já estou acompanhando.
    Parabéns pelo trabalho!
    Abs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: