Por que migrar ou implantar o Microsoft Lync Server 2013? Os benefícios do poder de uma plataforma unificada na sua empresa!

Img_UCC-Global-e1363975801505

Sem dúvida nenhuma uma das mais importantes soluções para o mercado de UC (Comunicações Unificadas) foi o lançamento do Lync Server 2013.
Sou suspeito a falar da solução, são muitas as vantagens e ganhos com a implementação da ferramenta em ambiente corporativo =) .
Acho uma excelente relação de custo – benefício.

As maiores empresas do mundo já utilizam ou estão implantando a solução.

Prova disso são pesquisas realizadas como por exemplo o respeitado Quadrante Mágico do Gartner que podemos definir superficialmente como uma representação gráfica do mercado com relação a uma categoria em um período específico ele descreve a análise de como certos fornecedores são avaliados perante critérios para aquele mercado, definidos pelo Gartner. O Gartner não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço descrito no Quadrante Mágico e não aconselha usuários de tecnologia a selecionarem apenas os fornecedores colocados no quadrante dos “Líderes”.

Apesar disso são muitas empresas espalhadas pelo mundo inteiro que tomam por base essas pesquisas do Gartner em seus enormes investimentos e adoção de uma solução ou projeto para sua empresa.
Para especialistas e tomadores de decisão no mercado de TI o Gartner é uma instituição muito respeitada.
Essa pesquisa foi a última publicada com base em Agosto de 2012 para categoria UC.

232192_1

Site da Publicação com maiores detalhes a respeito:
http://www.gartner.com/technology/reprints.do?id=1-1BUINJX&ct=120828&st=sb

Apesar da Cisco aparecer em primeiro não me assustaria com uma virada na próxima atualização do quadrante.
A Microsoft tem sido uma pedra no sapato da Cisco na categoria UC.
A Microsoft foi líder desde meados de 2009 em meados da atualização que ocorreu próximo ao lançamento do Lync Server 2010 em 28/07/10 a liderança foi conferida a Microsoft seguida de perto pela Cisco e Avaya.

2009

2010

A Cisco declarou publicamente guerra ao sistema de comunicações unificadas da Microsoft de acordo com a Cisco, a solução da Microsoft tem alguns gargalos. Um deles seria o não fornecimento de telefones e terminais de vídeo, aumentando o custo do projeto.

Na minha opinião é justamente ao contrário apesar da qualidade o grande problema de soluções CISCO para o UC sempre foram exatamente os custos os aparelhos são muito caros e poucas vezes passivos de conserto barato, além de proprietários inviabilizando projetos de Comunicações Unificadas em pequenas e médias empresas!
A qualidade é muito boa porém em relação ao custo acaba ficando complicado justificar a alta direção.

Falando do Lync 2013

MS_rgb_Lync_Cyan300

Para quem não conhece o Microsoft Lync Server 2013 é uma solução de UC (Comunicações Unificadas) que fornece uma sofisticada plataforma para integrar canais comuns de comunicação empresarial, é uma atualização do antigo OCS – Office Communications Server .

Ele transforma cada comunicação em uma experiência de interação mais colaborativa, envolvente e acessível, de qualquer lugar que o usuário esteja conectado a internet.
É um sistema altamente seguro e confiável utiliza estrutura de certificados de segurança, tem uma gama de possibilidades de integração com soluções de outros fabricantes além de produtos Microsoft.

Este vídeo trata de uma demonstração do dia a dia mais produtivo na empresa usando o Lync Server 2013.
A maneira mais inteligente de trabalhar.

O Lync permite a disseminação de conhecimento, troca de informações rápidas, maior interação, produtividade e sinergia de sua equipe entre inúmeras vantagens.
Inclui Mensagens instantâneas (IM), com identificador de presença com integração com o seu calendário do Outlook, a possibilidade de transferência de arquivos. O envio de invite de Reuniões pelo Microsoft Outlook, (Web conferência) para parceiros externos da organização, de forma fácil , simples e rápida, não há necessidade de ter instalado o cliente do Lync, as reuniões com os parceiros externos utilizam Navegador Web.

lync

O Lync permite também o uso de Recursos de colaboração como compartilhamento da área de trabalho e de programas e apresentações do PowerPoint, uso de quadro de comunicações com isso podem-se realizar treinamentos para sua equipe. Inclui também a possibilidade de tradução de conversas de mensagens instantâneas em mais de 35 idiomas em computadores com o cliente do Lync Server instalado e ativação de um Add-on tradutor de conversas on-line instantâneo.

Suporta Vídeo de alta definição (HD) , e exibição simultânea de até cinco vídeos de assinantes diferentes. Os usuários podem visualizar resoluções de até 1080P HD, dependendo do hardware do equipamento utilizado. Qualquer um dos apresentadores pode gravar uma reunião e salvá-la em seu computador em formato MP4. Quando você grava uma Reunião do Lync, captura áudio, vídeo, mensagens instantâneas, compartilhamento de tela, slides do PowerPoint, e whiteboard.

É possível habilitar o Lync para utilização em computadores pessoais (desktops ou laptops), navegadores, smartphones e tablets que sejam homologados pela Microsoft.
Entre outras novidades.

Este vídeo traz a escolha de 21 features do Lync 2013 segundo a escolha de especialistas.
Why we love Lync 2013.

Abraços,

Aldo Alves
IT – Pro (Infraestrutura)
MCT | VCP | MCITP | MCSA | MCTS | MCDST | MCP | ITIL F | ISO/IEC 27002 |

Sobre Aldo Alves

IT PRO há mais de 12 anos, atuando na área de Infraestrutura de T.I . MCT | VCP | MCITP | MCSA SA | MCTS | MCSA | MCDST | MCP | ITIL F | ISO/IEC 27002 |

Publicado em junho 29, 2013, em Lync Server 2013 e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: