Uma abordagem rápida do poderoso Microsoft System Center Operations Manager 2012!

scom-manager

O System Center Operations Manager 2012 é uma solução de monitoramento da Microsoft, é também conhecido no mercado como SCOM, é a evolução do “MOM” . Essa solução auxilia a TI a monitorar os serviços, dispositivos, aplicações e sistemas operacionais, Windows ou Linux/Unix.

Uma das grandes vantagens do Operations Manager com relação a outras ferramentas do seu segmento é ser capaz de produzir relatórios de utilização das soluções monitoradas e podendo servir como servidor de log, onde as maquinas com agentes instalados enviam os seus logs de segurança para o Operations Manager que os registra em uma base SQL e com isso é capaz de gerar relatórios.
Tudo isso de forma simples e objetiva sem fazer você perder dias ou semanas para configurá-lo de forma satisfatória.

Existem uma infinidade de ferramentas e vantagens ao se utilizar o SCOM que não vamos abordar nesse momento.

O intuito desse artigo é mostrar algumas ferramentas bem interessantes que podem ser utilizadas com a implementação da solução, com certeza a adoção dessa ferramenta bem configurada traz o amadurecimento da Equipe de Infraestrutura com relação a entender melhor os componentes e serviços dos Servidores Microsoft faz a TI olhar para coisas que só eram vistas mediante um problema crítico de uma parada por exemplo.

Vamos olhar para um gráfico fornecido graças a instalação de um Management Pack para Active Directory 2008.

Definindo de forma simples um Management Pack para o SCOM é um pacote com um conjunto de regras que é adequado para cada dispositivo/serviço ou software , nos podemos encontrá-los de forma gratuita ou paga existem Management Packs (MP) para diversos Softwares ex: Active Directory, Exchange Server , System Center Configuration Manager, Microsoft Operations Manager outras soluções de outros fabricantes ou dispositivos como Storages HP , Dell , SAP e etc.

Podemos ver na figura abaixo um gráfico com relação a coleta do desempenho da resposta do tempo de pesquisa do Catalogo Global, ao analisar contadores nunca podemos nos basear a somente um contador é como juntar peças de um quebra-cabeça porém podemos através desses gráficos produzir evidências e entender o que ocorre ex: no seu ambiente você tem somente um servidor que é global catalog e pela infinidade de coisas que possui, que faz pesquisa no Global Catalog é necessário ter um segundo servidor de Global catalog afim de balancear a carga dessas solicitações.

catalogo_global

É interessante podemos pensar que a partir do event viewer dos Servidores poderíamos ter essas informações porém o SCOM nos traz uma abordagem mais clara e visual, muito mais encorajadora para evidenciar que aquele problema está ocorrendo.

Como grande parte dos Management Packs é desenvolvido pelo próprio fabricante a Microsoft nada melhor do que seu criador para definir regras ou critério para os seus softwares.

Documentar a topologia de um ambiente para muitos é um processo chato e demorado, porém extremamente necessário o problema não é só relacionado a criação desta documentação é com relação a sua atualização.

Podemos através do Management Pack para Active Directory acompanhar a atualização em real time da Topologia View.
Além disso podemos ver a saúde dos itens os sensores apontando para os serviços que carecem de atenção que estão com problemas/warnings etc.
Esse item é muito importante para fornecer várias informações para um possível Troubleshooting .

Topologia

Possuimos legenda do diagrama

legenda

A granularidade das informações ao expandir os itens é bem interessante.
Podemos exportar esse diagrama para uso no Visio etc.

Podemos acompanhar o desempenhos dos Mestres de Operações do AD, podemos identificar gargalos.

mestre de operacoes

Com relação ao Management Pack para Exchange Server 2010.

Podemos acompanhar o estado de saúde das Roles dos Servidores do Exchange em tempo real.

roles_exchange

Temos testes de conectividade do serviço do Active Sync em relação a latência usando o recurso de Push.
Parâmetros de teste de latência de conexões Cliente baseados no RPC.

performance_ex

Para guia Mailbox o que mais me chamou atenção foi o gráfico de teste de performance para conectividade com MAPI.
Para conexão no Outlook, ou dispositivo no Active Sync feita por algum usuário é consumido sessões de MAPI é comum em redes grandes com bastante usuários e dispositivos, problema de limite de conexões MAPI .

performance_mailbox

Testes de latência de Logon em MAPI.

mapi_latency

Não foi possível colher maiores informações pois meu ambiente de testes só tem 1 dia de Coleta de Dados os dados são bem recentes.
Existe Coleta de Dados para apresentação de gráficos de fila de latência de I/O das Databases .
Gráfico para desempenho dos Servidores Hub Transport

Para abordagem ao Management Pack para SCOM podemos verificar a atividade em gráfico do ultimo período com relação a saúde dos agentes dos devices monitorados pelo SCOM.

SCOM_Agents

Em um ambiente com diversos administradores de Rede, quando somos acionados para resolver algum problema , fica complicado saber se houve diversas mudanças nas configurações existe um relatório no SCOM chamado Configuration Changes que podemos utilizar para visualizar algumas mudanças detectadas pelo SCOM as mudanças antigas estão na coluna “OLD VALUE” E “NEW VALUE” para as configurações novas, veja abaixo essa ferramenta é muito útil para troubleshooting.

O IP do servidor foi alterado.
e a unidade organizacional do Servidor foi alterado.

report_changes

Abraço

Aldo Alves
IT – Pro (Infraestrutura)
MCT | VCP | MCITP | MCSA | MCTS | MCDST | MCP | ITIL F | ISO/IEC 27002 |

Sobre Aldo Alves

IT PRO há mais de 12 anos, atuando na área de Infraestrutura de T.I . MCT | VCP | MCITP | MCSA SA | MCTS | MCSA | MCDST | MCP | ITIL F | ISO/IEC 27002 |

Publicado em julho 7, 2013, em System Center Operations Manager e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Oi Aldo, eu instalei aki na empresa o Configuration Manager 2012, e ja esta em produção com todo o inventario da rede replicando nos 3 site e é muito bom,agora preciso estudar um pouco para integrar as soluções do backup e operation manager!

  2. Que legal Mildson, está com estrutura de CAS e Site Primário/Secundário?
    O que precisar e eu puder lhe ajudar conte comigo!
    Mande um abraço pra equipe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: