Procuram-se Líderes para a T.I. nos dias de hoje…

liderar

Após um bom tempo sem postar, resolvi voltar dessa vez para abordar uma questão envolvendo diferentes pontos de vista e bem polêmica nos dias de hoje.

Decidi sair um pouco do foco relacionado a questão técnica para tratar de um assunto capcioso com o seguinte tema “Procuram-se Líderes para a TI nos dias de hoje…” parece batido o assunto, clichê ou coisa da moda para os dias de hoje, mas na verdade é muito comum no mercado de trabalho.

Afinal, você sabe o por que existe carência de bons líderes na área de T.I. nos dias de hoje?

Cada vez mais nos dias atuais o que estamos acostumados a ver são Gerentes, Coordenadores e Supervisores que ocupam muito mais uma posição cômoda de Chefe por oficio do que Líder quando na verdade o momento mudou e pede uma interação e suporte maior dos gestores com suas equipes afim de agregar maior qualidade na prestação do serviço e melhor ambiente de trabalho a todos os envolvidos.

Há basicamente duas vertentes que podem trazer uma proximidade para a resposta dessa pergunta, há realmente uma carência muito grande de bons líderes não só na área de TI, mais também em outras áreas porém essa carência é bem aguda na área de TI.

Geralmente as pessoas que assumem cargos gerenciais ou de liderança em TI não estão completamente preparadas para isso, estão em fase de desenvolvimento exemplo:

CENÁRIO 1

1º José passa 80% ou seja boa parte do seu tempo desenvolvendo atividades técnicas ou seja lidando mais com problemas técnicos do que desenvolvendo aptidões de aspectos interpessoais ligado a pessoas.
Exceto alguns casos em que uns desenvolvem esse aspecto muito mais rápido do que os outros, essa é uma situação normal, corriqueira todos temos um período de aprendizado e desenvolvimento como já dizia o grande filósofo grego Aristóteles “É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer” ou ainda “O prazer aperfeiçoa a atividade” não há como se desenvolver algo a nível satisfatório sem praticar isso é traduzido em experiência.

CENÁRIO 2

2º João foi escolhido para ocupar uma posição de liderança ou chefia ele não conhece nada de TI, porém aparentemente é uma pessoa que tem uma certa experiência com aspectos interpessoais, no entanto ele não tem o alicerce não subiu as escadas de aprendizado desde o nível mais baixo de Analista de suporte, Administrador de redes, e Coordenador de TI e Gerente de Projetos, quando um profissional se encontra nessa posição a escolha certa é delegar, um bom gestor é aquele que delega as atividades em que não é a pessoa mais indicada para exercer é buscar aliança reconhecer na equipe alguém que tem melhor aptidão para desenvolve-la e delegar fornecendo apoio para faze-la.

O problema nessa segunda situação é quando João é auto-suficiente mesmo sabendo dessa sua carência ligada a área que está gerenciando e decide tomar decisões delicadas e críticas por conta própria sem consultar sua equipe e o resultado já sabemos.

Independente de você estar classificado nessas duas situações a pergunta é o quanto você está disposto a melhorar e crescer e ser melhor profissional do que é hoje no presente você faz por merecer desenvolve os dois aspectos? está procurando ou fazendo por onde melhorar suas aptidões? tem humildade para aprender?

O que trataremos abaixo é relacionado ao ego das pessoas, e o orgulho delas que entendem que o que sabem e praticam já é o suficiente, e não estão dispostas a mudar melhorar e aprender diariamente ou seja não evoluem estão presos em aspectos de chefia de estilos autocráticos e medievais preferem oprimir do que liderar e conduzir a equipe.

Você se considera um Líder ou chefe?

Hoje em dia os chefes lamentavelmente não são lideres, ocupam essa condição basicamente pelos seguintes aspectos:

– A Linha dos acomodados (Deixa a vida me levar ou vai corinthians) – Não interagem de forma alguma com a equipe estão sempre dispersos, seja lá no Itunes da vida com seus fones de ouvido, ou nas páginas de esporte do Terra ou da UOL acompanhando de minuto a minuto a tabela de pontos do campeonato brasileiro, não tem interesse em melhorar o ambiente de trabalho enfim há falta de interesse pararam simplesmente no tempo, não se atualizam para serem melhores a cada dia, diferente de outros Gestores funcionais de outras áreas.
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– A Linha do auto-suficiente – Se acham na condição de intocáveis e soberanos em suas organizações e respectivas funções permanecem na conveniência não participam e nem se interessam pelos detalhes que ocorrem no dia-a-dia da operação de sua equipe . Acham que tudo isso é perca de tempo já que a condição de chefe na cabeça deles já é o suficiente para cumprir o que julga necessário afim de cumprir seus objetivos e pensam que nada nem ninguém oferece perigo a eles.
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– A Linha dos Chefes Saboneteiros – Estes geralmente não possuem os chamados “Soft Skills” e transferem indiretamente essa responsabilidade de ser líder para outra pessoa, mesmo que ela não possua título apropriado para tal e nem poder na organização seja por exemplo um (Especialista Técnico), na maioria das vezes evitam se envolver com diversos aspectos de discussão, principalmente com seus pares (Gerentes Funcionais) da mesma ou de outras áreas se omitem de decisões críticas e importantes que devem ser tomadas por eles mesmos.

Na dúvida a culpa sempre vai ser sua…

Não possuem capacidade comunicativa, qualidades interpessoais, vontade de aprender estão sempre motivados a levar vantagem de modo sujo e antiético.

E só estão em suas funções por conta de que na época de suas promoções a empresa não tinha escolha, eles não fazem por mérito próprio, pois não são competentes para tal, não usam de métodos limpos são sujos e não conhecem a ética profissional

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Liderar não é impor, liderar é despertar nos outros a vontade de fazer.

 

Os verdadeiros líderes são os que engajam o trabalho e motivam sua equipe, estão sempre prontos a ouvir e estabelecer comunicação, são humildes em reconhecer quando se está errado, sempre fornecem feedback aos membros da equipe não só feedback negativos mais principalmente os positivos (quando negativos mostram caminhos e opções de como agir e melhorar, críticas exclusivamente autodestrutivas não são bem vindas), são justos em suas decisões e usam de bom senso tem princípios e coerência em suas decisões e não se corrompem ou se fazem de desentendidos ou se ausentam de expor suas idéias e convicções do que pensam, tem acima de tudo caráter e princípios que não podem ser quebrados.

Não mostram somente com palavras em discursos intermináveis, ou pura demagogia mais sim com exemplos práticos no dia-a-dia.
Mostram realmente que são capazes para exercer aquilo que lhe foi confiado.

Ser líder … É ganhar a confiança e respeito da equipe por aquilo que se é representa e o que se faz, quando se tem pouco para faze-lo.
É ser referência e espelho para outras pessoas, isso não pode ser adquirido de outra forma impondo medo ou impondo um estilo coercitivo 100% das vezes isso tem um efeito temporário e retrógrado além de desmotivador.

Muitos chefes autocráticos perdem o respeito e confiança da equipe por suas atitudes se tornando uma situação irreversível isso pode ser facilmente detectado nas equipes, o que chamamos de “perder a equipe”.

 

Fiquem a vontade para comentar a respeito!

Abraços
Aldo Alves
MCT | VCP | MCITP | MCSA | MCTS | MCDST | MCP | ITIL F | ISO/IEC 27002 |

Sobre Aldo Alves

IT PRO há mais de 12 anos, atuando na área de Infraestrutura de T.I . MCT | VCP | MCITP | MCSA SA | MCTS | MCSA | MCDST | MCP | ITIL F | ISO/IEC 27002 |

Publicado em agosto 9, 2014, em Gestão em TI e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Aldo,

    Parabéns por seu empenho em compartilhar experiências e conhecimentos!

    Gostaria de lhe convidar a expor seu vasto conhecimento e opiniões também no portal Profissionais TI através da publicação de seus artigos.

    Hoje temos uma comunidade bastante ativa e crescente, com números interessantes que podem lhe ofertar grande visibilidade na Internet.

    Caso tenhas interesse, por favor, veja mais informações em http://www.profissionaisti.com.br/colaborar/.

    Caso tenhas qualquer dúvida ou se quiseres bater um papo, por favor, mantenha contato em fale@profissionaisti.com.br

    Novamente, parabéns pelo trabalho. Abraço!

  2. Aldo,

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    Novamente, parabéns pelo trabalho. Abraço!

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